A capacidade de captar o momento certo, a sensibilidade para perceber a essência de um gesto, a transparência para ser, ao mesmo tempo, competente e cúmplice de um instante. Alessandra Cruz é isso: a mistura de uma profissional dedicada e perfeccionista.
Desde muito cedo, Alessandra já sabia, ou sentia, o caminho que queria seguir. Prova disso é que, aos 15 anos, no lugar da tão sonhada festa de debutantes, pediu para os pais uma máquina fotográfica, daquelas ainda com filme. E o que, imaginou a família, seria um hobby passageiro, se transformou em profissão, em paixão, dessas que as pessoas se dedicam de corpo e alma.
Com o tempo, e depois de experimentar alguns mercados da fotografia, especialmente no segmento de publicidade, Alessandra se especializou na arte de fotografar crianças e famílias.
Hoje, 25 anos depois dessa primeira câmera, muita coisa mudou. A tecnologia se desenvolveu, o mercado para os profissionais cresceu e as pessoas perceberam que as fotografias são mais que registros de festas ou eventos, mas uma forma única de congelar o passado, e que pode ser eternizado com muito profissionalismo e visão artística.
Integrante de uma geração de profissionais que dá valor ao trabalho desenvolvido e realizado com detalhes, mas sem perder a espontaneidade, Alessandra busca, por meio de suas fotografias, fazer parte da cena, tornando-se, então, elemento do meio e permitindo que o lado orgânico das poses não seja interferido, dando maior leveza ao trabalho.
Sua paixão pelo trabalho e seu entendimento sobre o universo em que atua motivaram, ainda, sua entrada no mercado de ensino. Hoje, além dos ensaios que realiza, Alessandra dá aulas de Photoshop Lightroom e Fotografia Básica na Escola Paço da Imagem.
Sua intenção é a de retratar o universo infantil de todas as formas, seja registrando festas de crianças, ensaios fotográficos dos pequenos com sua família ou o momento em que ainda estão dentro da barriga de suas mães.
Perguntada sobre o maior prazer que tem ao realizar esse trabalho, a resposta é clara e mostra o porque de seu sucesso nesse meio tão concorrido: “A satisfação maior é captar imagens da família e da criança de maneira natural, usando cenas diárias, que serão a memória mais incrível, doce e alegre que eles terão do passar dos anos”.